Bill Dudley, ex-presidente do Federal Reserve de Nova York, mudou sua posição sobre a política monetária dos EUA, agora defendendo um corte de juros na próxima reunião do Fed. Dudley, que anteriormente apoiava a estratégia “higher for longer” para combater a inflação, agora acredita que o Fed deve agir rapidamente devido à desaceleração econômica.
Dudley argumenta que, apesar de ser possível que a economia americana já esteja a caminho de uma recessão, atrasar os cortes de juros aumentaria desnecessariamente os riscos econômicos. Ele destaca que o mercado de trabalho está enfraquecido, com menos vagas disponíveis e um aumento na taxa de desemprego, que está perto do nível que historicamente sinaliza recessão, conforme a Regra de Sahm.
Embora a inflação tenha surpreendido positivamente e os ganhos salariais tenham diminuído, Dudley percebe que o Fed pode adiar a decisão de cortar juros para obter mais consenso ou evitar erros passados relacionados à inflação. A curva de rendimento dos Treasuries está mostrando sinais de mudança, refletindo a visão de Dudley, com o yield de dois anos caindo e a diferença entre os títulos de dois e dez anos diminuindo.
Apesar dessas indicações, os mercados reagiram negativamente, com o S&P 500 e o Nasdaq registrando suas maiores quedas desde 2022.
Fonte:
“Mudei de ideia.” Fed deve cortar já, diz Bill Dudley www.braziljournal.com @2024. Disponível em: https://braziljournal.com/mudei-de-ideia-fed-deve-cortar-ja-diz-bill-dudley/ Acesso em: 29 ago 2024.