A Amazon está prestes a lançar seu próprio rival para o ChatGPT, com lançamento previsto para setembro, segundo o Business Insider. O projeto, chamado “Metis”, busca ir além das respostas convencionais, oferecendo links para fontes confiáveis e atualizações em tempo real, como preços de ações. Utilizando uma técnica de IA chamada RAG (Retrieval-Augmented Generation), o Metis poderá buscar informações em tempo real de fontes confiáveis, tornando suas respostas mais precisas.
Alimentado pelo modelo interno da Amazon, Olympus, o Metis será uma evolução do atual modelo Titan. A Amazon também planeja integrar o Metis à Alexa, permitindo que a assistente virtual não apenas responda a perguntas, mas também realize tarefas como reservar voos ou controlar dispositivos inteligentes.
A Amazon planeja ainda um pacote de assinatura chamado “Remarkable Alexa”, que adicionaria recursos de IA generativa à assistente, com valor a partir de US$ 5 mensais. No entanto, há dúvidas dentro da própria equipe da Amazon sobre o sucesso do projeto, especialmente devido ao avanço já alcançado por rivais como OpenAI, Microsoft e Google.
Embora a Amazon esteja correndo para alcançar a concorrência no mercado de IA, a grande questão é se a empresa conseguirá inovar a tempo de conquistar sua fatia nesse espaço altamente competitivo.
Fonte:
Amazon quer lançar rival para o ChatGPT (e uma Alexa turbinada) www.braziljournal.com @2024. Disponível em: https://braziljournal.com/amazon-quer-lancar-rival-para-o-chatgpt-e-uma-alexa-turbinada/ # Acesso em:26 set 2024.