A inadimplência do Nubank está crescendo. Mas o risco pode valer a pena.

Em maio, a inadimplência do Nubank aumentou, atingindo 10,2% da carteira de empréstimos, o que representa um crescimento de 49 basis points em comparação ao mês anterior. Isso ocorreu em um período em que muitos outros bancos melhoraram seus indicadores de inadimplência. Apesar da piora, o Nubank continuou a expandir sua carteira de crédito a uma taxa superior a 50%, o que indica que a deterioração da qualidade dos ativos não afetou significativamente o apetite de risco do banco.

O Nubank tem experimentado uma mudança no mix de sua carteira de crédito. Em 2022, a maior parte dos créditos era de cartões à vista, sem geração de juros. Atualmente, 32% da carteira gera juros, com a introdução de novos produtos como o Pix Crédito, que, apesar de apresentar uma perda de cerca de 20%, oferece uma rentabilidade de 60% ao ano para o banco. Esse aumento na receita de juros tem compensado a piora no índice de inadimplência.

O banco reportou um lucro líquido de R$ 840 milhões em maio, considerando apenas as operações no Brasil. O Nubank acredita que, apesar da inadimplência crescente, o valor presente líquido (NPV) das suas operações de crédito permanece positivo, justificando sua estratégia de continuar investindo em empréstimos mais arriscados.

Os investidores observam que o Nubank tem conseguido crescer de forma rentável na baixa renda, aproveitando uma base de clientes sólida e um modelo de concessão diferenciada, o que não foi o caso para muitos bancos tradicionais que enfrentaram problemas no pós-Covid. O modelo de concessão “low and growth” do Nubank, que começa com empréstimos baixos e aumenta conforme a segurança na capacidade de pagamento dos clientes, tem mostrado resiliência até o momento.

Se o ambiente macroeconômico continuar favorável, com inflação baixa e alta massa salarial, o Nubank deverá seguir crescendo sem grandes dificuldades. No entanto, mudanças adversas no macroambiente poderiam exigir ajustes rápidos no modelo de crédito. As ações do Nubank caíram 2,3% hoje, com uma avaliação de mercado de US$ 55 bilhões na Nasdaq.

Fonte:

A inadimplência do Nubank está crescendo. Mas o risco pode valer a pena. www.braziljournal.com @2024. Disponível em: https://braziljournal.com/a-inadimplencia-do-nubank-esta-crescendo-mas-o-risco-pode-valer-a-pena Acesso em: 29 ago 2024.

Compartilhe

Publicações relacionadas

Contato

R. Olimpíadas, 205 – CEP 04551-000
Vila Olímpia | São Paulo | Brasil

201, South Biscayne Boulevard Suite
#1200 Miami, FL 33131 USA
Miami | Flórida | USA

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Contato

R. Olimpíadas, 205 – CEP 04551-000
Vila Olímpia | São Paulo | Brasil

201, South Biscayne Boulevard Suite
#1200 Miami, FL 33131 USA
Miami | Flórida | USA

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.